top of page

Diferenças entre erosão, atrição, abrasão e abfração

As lesões dentárias não cariogênicas mais conhecidas são: erosão, abrasão, atrição e abfração. Mas, afinal, qual a diferença entre elas?

Abfração dental: processo de perda de estrutura dental associada a estresse mastigatório. A força mastigatória causa um rompimento das ligações químicas dos cristais de esmalte, levando à perda de estrutura. Essa tal perda ocorre na vestibular e na cervical dos dentes afetados. Geralmente afetam regiões subgengivais (uma grande diferença dela para os outros processos).

Abrasão dental: processo onde há perda patológica de estrutura dental, isto é, não é um processo natural, de maneira mecânica. Existem vários fatores que causam abrasão, entre eles: escovação de forma incorreta, grampos de próteses removíveis desajustados, hábitos de morder cachimbos, lápis, grampos de cabelo, entre outros.

A forma mais freqüente de abrasão é a escovação inadequada. Por esse motivo faz-se necessária orientação profissional em relação a técnicas de escovação dental para se evitar esse tipo de dano.

Clinicamente se apresenta com um desgaste na superfície radicular exposta do dente com recessão gengival e na região cervical dos dentes anteriores.

Atrição dental: perda de estrutura dental fisiológica, ou seja, natural, na qual a perda de estrutura ocorre no contato dente com dente durante a mastigação. A atrição ocorre principalmente na superfície oclusal que corresponde à superfície dentária onde ocorrem os contatos entre os dentes superiores e dentes inferiores,geralmente com perda de esmalte e dentina, e acomete em sua maioria pessoas idosas, onde o processo é mais pronunciado.

Em casos avançados, pode chegar a perda total da estrutura do esmalte.

Erosão dental: ocorre quando há perda de estrutura dental em conseqüência de ação química. Geralmente as erosões acometem somente o esmalte dental. A erosão é vista freqüentemente em trabalhadores de fábricas que estão expostos por muito tempo a vapores de ácidos como o sulfúrico, nítrico e clorídrico. Pessoas que consomem grandes quantidades de refrigerantes ácidos, frutas cítricas e que tem apetite excessivo podem também ser afetados pela erosão.

PROCURE POR TAGS:
Nenhum tag.
bottom of page